As imagens acima mostram, à esquerda, uma foto tirada 3.528 dias após a chegada da sonda Opportunity em Marte. Logo à direita, você pode conferir a mesma área fotografada 12 dias depois da primeira imagem. Observou a diferença? Como é que aquela pedra foi parar ali?
Os cientistas da NASA disseram que foi uma surpresa geral ver algo que não estava lá antes. Um dos especialistas que apresentaram as imagens é Steve Squyres, que debateu sobre o assunto em um evento especial que comemora uma década da exploração de Marte com a sonda.
A apresentação aconteceu ontem à noite no Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, Califórnia. Os cientistas afirmaram que não sabem exatamente como a rocha apareceu lá. Seria a obra de um marciano brincalhão? Ou de um vento mais forte no planeta? Mas os especialistas têm as suas teorias.
A primeira é que a pedra tenha acabado de desembarcar por lá, ejetada pelo impacto de um meteorito perto da área. A segunda teoria é que a sonda empurrou-a com uma das rodas que agora está presa. Confira abaixo algumas considerações de Steve Squyres durante o evento da NASA:
“Meu maior palpite sobre esta rocha é que é algo que estava nas proximidades. Devo salientar que eu estou supondo que isso tenha acontecido quando a sonda fez uma volta no lugar de um ou dois metros de onde esta pedra encontra-se agora e passou sobre ela, o que fez com que ela fosse lançada à frente. A rocha então virou, por isso estamos vendo um lado que não tenha visto a atmosfera marciana em bilhões de anos. É apenas um golpe de sorte”.
De: megacurioso
De: megacurioso