Política e Economia no Brasil
Uma pesquisa da Genial/Quaest aponta que a maioria dos brasileiros (55%) considera justa a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele está em prisão domiciliar desde o início de agosto, e o motivo que levou à decisão, segundo 57% dos entrevistados, foi a tentativa de provocar o ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Em Brasília, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS começa a votar seus requerimentos nesta terça-feira, com o objetivo de investigar irregularidades e fraudes na Previdência Social.
Um projeto de lei que visa atacar o poder das facções criminosas no Brasil está sendo preparado pelo governo.
A paralisação na liberação das emendas "PIX" tem gerado atrito entre o governo e a base aliada no Congresso Nacional. Dos R$ 7,3 bilhões previstos no orçamento, nenhum valor foi pago até o momento.
Uma pesquisa do Banco Central mostra uma queda nas projeções de inflação. Por outro lado, as famílias brasileiras estariam gastando quase 10% da renda somente com o pagamento de juros.
Cenário Internacional
Na Argentina, a irmã do presidente Javier Milei, Karina Milei, está sendo investigada em um esquema de suborno relacionado à compra de medicamentos.
A guerra na Ucrânia continua com ataques de drones ucranianos contra o território russo, incluindo um incidente em uma usina nuclear. A Rússia, por sua vez, segue com ataques aéreos a cidades ucranianas.
Israel realizou ataques aéreos contra posições dos houthis em Sanaa, no Iêmen, após um míssil ser disparado contra o país.
Os Estados Unidos enfrentam uma queda no turismo internacional, com uma projeção de perdas de US$ 12,5 bilhões em 2025. É o único país entre 184 analisados a apresentar declínio nos gastos de visitantes.
O Brasil e a Índia têm buscado estreitar laços comerciais para mitigar os efeitos de tarifas impostas pelo governo Trump, que elevou as exportações dos dois países para os EUA em 50%.
Outros Destaques
O cartunista brasileiro Jaguar (Sérgio de Magalhães Jaguaribe) faleceu aos 93 anos no Rio de Janeiro.
A ginástica rítmica do Brasil conquistou a sua melhor campanha em um Mundial, garantindo duas medalhas de prata.
0 comments :
Postar um comentário