A civilização maia foi uma cultura mesoamericana pré-colombiana, notável por sua língua escrita (único sistema de escrita do novo mundo pré-colombiano que podia representar completamente o idioma falado no mesmo grau de eficiência que o idioma escrito no velho mundo), pela sua arte, arquitetura, matemática e sistemas astronômicos. Inicialmente estabelecidas durante o período pré-clássico (1000 a.C. a 250 d.C.), muitas cidades maias atingiram o seu mais elevado estado de desenvolvimento durante o período clássico (250 d.C. a 900 d.C.), continuando a se desenvolver durante todo o período pós-clássico, até a chegada dos espanhóis. No seu auge, era uma das mais densamente povoadas e culturalmente dinâmicas sociedades do mundo.
A civilização maia compartilha muitas características com outras civilizações da Mesoamérica, devido ao alto grau de interação e difusão cultural que caracteriza a região. Avanços como a escrita, epigrafia e o calendário não se originaram com os maias; no entanto, sua civilização se desenvolveu plenamente.
A arquitetura maia era bastante desenvolvida e ostentava obras grandiosas,tecnicamente qualificadas e com grande variedade e beleza de formas.
Veja algumas curiosidades sobre a civilização maia:
- Apesar da civilização Maia ter sido diminuída e conquistada, em muitas partes rurais do México e da Guatemala se preserva a língua e sua cultura.
- Na verdade, há um número estimado de 7 milhões de Maias que ainda vivem dentro e ao redor da Península de Yucatán.
- Alguns linguistas acreditam que a palavra “tubarão” foi originalmente uma palavra maia.
- As crianças eram todas nomeadas de acordo com o dia em que nasceram.
- Medicina maia era realmente muito avançada. Eles suturavam feridas usando cabelo humano, e ainda faziam próteses.
- Alguns maias ainda hoje praticam o sacrifício de sangue. Mas não se preocupe, o sacrifício não é humano … agora utilizam “GALINHAS”.
- Maias utilizavam analgésicos naturais em rituais religiosos (como drogas alucinógenas) e na medicina (como anestésicos).
- Assim como os astecas, os maias eram jogadores ávidos de uma espécie de futebol. Locais desse esporte foram encontrados em todas as grandes cidades, e esses locais eram muitas vezes associados a decapitação e sacrifício, possivelmente do time perdedor.
- Na verdade, várias cabeças foram usadas como bola.
- Uma versão moderna chamada “Ulama” do esporte ainda é jogado hoje, mas a decapitação obviamente não é mais uma parte do jogo.
0 comentários :
Postar um comentário