Tribo Gurung: Os caçadores de abelhas do Nepal


A tribo chamada Gurung, localizada no Nepal, é conhecida por ir atrás “das maiores abelhas produtoras de mel do mundo”, para pegar seus favos.
O povo Gurung possui uma população de aproximadamente 115 mil pessoas e, apesar da grande maioria já ter migrado para cidades do Nepal, ainda há aqueles que vivem em vilarejos.
Durante duas vezes ao ano, os habitantes da tribo saem a procura de favos, e utilizando ferramentas simples, feitas a base de bambu e cipó e sem nenhuma proteção. 

Essas fotos foram tiradas pelo fotógrafo francês Eric Valli em 1987. Ele foi até o Nepal com sua esposa para fotografar a tribo Gurung, que literalmente não tem medo de abelhas.

















Os gurungues formam o grupo predominante da região Annapurna mas ao seu redor há outros grupos – que ocasionalmente podem se misturar ao gurungues dentre os quais estão os tamangues os thakalis os magares e os habitantes das terras baixas de Manang e Mustang. Essas tribos são pouco distintas dos gurungues quanto à língua e à cultura; de fato há íntimas relações entre eles sendo comum ocorrerem casamentos entre as tribos. Os gurungues misturam-se pacificamente e existem muitas amizades entre idiomas castas e divisões de grupos.

Os gurungues combinam um estilo de vida realista e prático com uma rica cosmologia envolvendo inúmeros espíritos bons e malignos os quais precisam ser aplacados. Os gurungues representam um ótimo exemplo da mistura de tradições religiosas no caso entre budismo hinduísmo e animismo. Nominalmente porém eles se dizem budistas.

Há um razoável êxodo dos vilarejos em direção às cidades do Nepal bem como para tornar-se soldados gurkhas no exterior.

O POVO>

Nome do Povo: Gurung
País: Nepal
Sua língua: Gurung Ocidental
População: 115000
Maior Religião:
Cristãos: .5%
Escrituras disponíveis em sua Língua: Nada
Evangélicos (desse povo no país): 30 (.03%)

SEU PAÍS>
País: Nepal
População : 20188000
Religião Principal: Hinduismo
Evangélicos no País: 108250 (.56%)
Número de Igrejas no País: 1030
Número de Missionários no País: 582
Liberdade de Pregação: Não

Fonte: Adote um Povo
Compartilhar no Google Plus

Postagens interessantes