O terrível peixe monstro


Peixe-tigre-golias - TIGERFISH - (Hydrocynus goliath), também conhecido como Monstro do Rio, pertence  a família Characidae, ou seja a mesma que as piranhas, e olha que ele deixa a tão temida e perigosa piranha conhecida por sua voracidade e a sua extrema agressividade no bolso, e se juntarmos a estes dois ingredientes, cerca de 50 kg e uma boca com 32 dentes afiados em forma de caninos, já podemos ter uma ideia de como é o peixe-tigre.

O que faz esse peixe ser tão temível é a fisionomia da sua mandíbula, que possui as mesmas características que as de um tubarão. Tal como o tubarão possui polifiodontia, dentes que automaticamente substituem qualquer dente perdido.

A  fama de "assassino" conta-se que se deu por conta de um grande número de mortes inexplicável no rio Congo, as mortes foram atribuídas a um inimigo misterioso a um espírito com poderes das trevas - isto é, até o pescador Jeremy Wade conseguir puxar uma dessas criaturas horríveis das profundezas do rio Congo.



Originário da África Central com maior presença no rio Congo e seus afluentes o peixe tigre é um autêntico carniceiro de água doce, os seus ataques são explosões de agressividade seguidas de largas corridas e saltos espetaculares, se alimenta de peixes do seu habitat, animais que estejam a beira d'água, e até mesmo animais do seu próprio tamanho.

Por ser um peixe que caça em águas turvas depende em grande parte da sua linha lateral para a detecção de presas. A sua reprodução sempre no verão ao longo das margens dos rios e lagos onde habita, depois de fecundada a fêmea deposita centenas de milhares de ovos nas margens do rio, os quais eclodem ao fim de 2 a 4 dias sem cuidado parental e estão aptos a sobreviver. 
A melhor época para a sua pesca dá-se entre os meses de setembro e novembro. A sua dieta nos primeiros dias consiste em zoo-plâncton e larvas de insetos, passando rapidamente a ingerir pequenos peixes, na sua juventude são vitimas habituais de crocodilos, peixes predadores e aves, porém no estado adulto o único predador conhecido é o ser humano.

Adaptado de: [spicycherry.blogspot] [httplistverse.com]
Compartilhar no Google Plus

Postagens interessantes