As 10 cavernas mais incríveis do mundo

Algumas cavernas são tão gigantes, tão altas que um monumento de 170 metros de altura poderia ser construído dentro de algumas delas, essas maravilhas da natureza estão espalhadas pelo mundo e abrigam formações raras que chamam a nossa atenção e podendo ainda até revelar pedaços da nossa história. 
01: CAVERNA MAJLIS AL JINN, EM OMÃ
Majlis al Jinn é a caverna com a segunda maior câmara do mundo. É localizada em uma área remota do planalto Selma a cerca de 1600 metros de altitude, em Omã. O acesso é através de um buraco no chão, utilizando cordas. A profundidade interna fica entre 120 e 150 metros e a área é de impressionantes 60 mil. A pirâmide de Giza, a maior do Egito, caberia dentro da câmara.
02: CAVERNA LILBURN - SEQUOIA NATIONAL PARK, NA CALIFÓRNIA




A caverna Lilburn é a mais profunda da Califórnia (32 quilômetros), e, segundo alguns especialistas, a mais surpreendente também. É um labirinto de mármore que possui mais de 30 tipos diferentes de minerais, que criam essas formações coloridas e maravilhosas. Ela também possui vários rios em seu interior. Ela fica no Sequoia National Park, um parque nacional com mais de 240 cavernas – e talvez mais algumas outras ainda não descobertas.
03: CAVERNA WAITOMO GLOWWORM, NA NOVA ZELÂNDIA
Na Ilha do Norte da Nova Zelândia, a caverna é conhecida por ser a moradia de uma espécie de verme bioluminescente (Arachnocampa luminosa). Estes animais tecem um ninho de seda no teto da caverna, onde se penduram. Em seguida a larva brilha para atrair a presa, para que se enrosque em seus fios. O teto da caverna, coberto de larvas, é uma visão magnífica. As larvas mais famintas brilham mais forte do que aquelas que já comeram.

Centenas de fios descem do teto e, apesar de serem muito belos, seu propósito é funesto: capturar a presa como uma linha de pesca. A luz azulada fantasmagórica é o resultado de uma reação química dentro de uma cápsula especial na cauda do verme. Os insetos voadores parecem ser irresistivelmente atraídos pela luz e ficam presos nas linhas grudentas.
04: CAVERNA GLACIAL - EREBUS ICE TONGUE, NA ANTÁRTIDA
As cavernas glaciais do Erebus Ice Tongue, uma montanha que se projeta por 12 km no Estreito McMurdo, ficam próximas a Estação de McMurdo, na Antártida. As cavernas de gelo se abrem nas bordas da montanha, de onde se podem ver formações de estalactites nos tetos, e cristais de gelo. A luz do sol através do gelo cria uma luz azul incrível dentro das cavernas.
05: CAVERNA LECHUGUILLA - CAVERNAS CARLSBAD, NO NOVO MÉXICO
A caverna Lechuguilla é a quinta maior do mundo. Nos EUA, ela é a terceira maior caverna, e a caverna de calcário mais profunda. Exploradores mapearam 193 km de passagens na caverna e calcularam que sua profundidade chega a 489 metros. Ela tem uma fantástica variedade de espeleotemas (formações rochosas que ocorrem no interior de cavernas) raros, alguns nunca vistos em nenhum outro lugar do mundo. Esses espeleotemas incluem algumas formações que foram batizadas de “lustres de gesso” de 6,1 m, “cabelos” e “barbas” de gesso de 6,1 m e “canudos de refrigerante” de 5,5 m. Há grandes quantidades de gesso e depósitos de enxofre na Lechuguilla.
06: CAVERNAS DE ÁGUAS PROFUNDAS DAS BERMUDAS
Há mais de 150 cavernas calcárias nas Bermudas. As Cavernas de Cristal são as mais famosas, e tem esse nome por causa de sua água cristalina. Ela é tão transparente que é possível ver o chão da caverna mesmo em um ponto em que ele esteja 17 metros abaixo da superfície da água. Especialistas acreditam que essas cavernas se formaram durante os períodos glaciais, quando os níveis do mar eram de 100 a 130 metros mais baixos, e a massa de terra era muito maior do que hoje. Assim, a água da chuva teria encharcado o solo e criado lençóis de água ácida subterrâneos, que dissolveram o calcário. O escorrimento da água também teria criado enormes estalactites e estalagmites. Após a era glacial, o nível do mar subiu e os vazios da caverna foram inundados com água.
07: FANTASTIC PIT - CAVERNA ELLISON, NA GEÓRGIA
Esta caverna é, basicamente, vertical. O “Fantastic Pit” tem 179 metros de profundidade, e é a fenda mais profunda dos EUA. Ela é grande o suficiente para que caiba lá dentro o Monumento de Washington, que tem mais de 169 metros de altura. “Fantastic Pit” significa “fenda fantástica”.
08: CAVERNA LOS CRYSTALES - NAICA, NO MÉXICO
A caverna possui temperaturas muito quentes, que chegam a 58 graus Celsius, e tem uma umidade superior a 90%. As temperaturas extremas afastam aventureiros, fazendo com que a caverna seja relativamente inexplorada. Os cientistas se vestem com roupas próprias especiais, recheadas de gelo para entrar na caverna, e mesmo assim só ficam lá dentro por alguns minutos. Apesar disso deve ser uma paisagem muito bonita, cheia de cristais enormes.
09: CUEVA DEL FANTASMA - NA VENEZUELA
Primeiro, repare na foto da caverna. A visão é da entrada do local. Aqueles dois pontos no chão da foto são dois helicópteros, acredite se quiser. Esta caverna é tão grande que helicópteros realmente podem voar livremente dentro dela. Foi descoberta a quatro anos, numa selva do sul da Venezuela, em uma das regiões mais inexploradas do mundo. A Cueva del Fantasma é a primeira caverna dessa magnitude de que se tem conhecimento, embora, tecnicamente, este local possa ser considerado um desfiladeiro muito íngrime e não uma caverna.
10: CAVERNA MAKAUWAHI - NO HAVAÍ
A Makauwahi é a maior caverna de calcário do Havaí, e talvez o local mais rico em fósseis da ilha do Pacífico. Ela é acessível apenas por um escoadouro. Com mais de 10.000 anos, escavações na região encontraram pólen, sementes, diatomáceas (organismos unicelulares), artefatos culturais e milhares de ossos de peixes na caverna. Uma das descobertas mais notáveis no lugar foram restos de cerca de 40 espécies de pássaros, sendo que quase metade delas hoje estão extintas. [OurAmazingPlanethypescience.com

Sobre o Autor:
Eliel Santos Eliel Santos é estudante, criador do [ Blog “Diário de Notícias”] É uma pessoa risonha e muito feliz... Leia mais sobre o autor... .
Sobre o Autor:
Eliel Santos Eliel Santos é estudante, criador do [ Blog “Diário de Notícias”] É uma pessoa risonha e muito feliz... . Leia mais sobre o autor... .